segunda-feira, 1 de março de 2010

A NOITE - PARTE III

EPÍLOGO

O Jogo acabou como começou, controlado pelo Sporting; a atitude do Porto mudou porém; do "desprezo" mostrado pelo adversário brotou o "desespero" dos Dragões; muitos insultos, pouco discernimento a sair com a bola nos pés, o Sporting a jogar como um bloco e o Porto como um aríete porém efémero nunca chegou verdadeiramente a ameaçar o destino do jogo.

CONCLUSÃO

Nem o Sporting é fraco e desprezável, nem o Penta é uma inevitabilidade, temos que dar hoje um valor acrescido às conquistas do passado, pois não é em vão que a conquista dos cinco títulos consecutivos foi heróica e única no panorama do futebol Português.

O Jesualdo Ferreira não é tão culpado quanto possa parecer, a equipa que jogou foi inventada por ele e não o foi este ano; o Professor teve o mérito de reconstruir consecutivamente equipas retalhadas pela venda das suas "jóias" e o Porto foi temido até ao fim e ainda o é pois vai ser o Porto a decidir o fim desta história no Estádio do Dragão, na recepção ao Benfica.

O Braga tem tudo para ser campeão, basta ver o calendário. O Benfica tem de visitar Nacional, Rio Ave, Académica e Porto, e tem de receber o Braga e o Sporting; será muito difícil passar incólume por este terrível período e será uma prova de fogo ao Benfica de Jesus.

Por fim João Ferreira, o "João, pode ser o João...", teve uma arbitragem imaculada, os amarelos foram bem mostrados e a influência de Ferreira no jogo foi ZERO, mostrou ser um excelente árbitro e pôs a nu muitos mitos do pretenso "futebol de secretaria" que se tem apregoado nos últimos tempos. Creio que a Liga tem envergonhado toda a gente, não creio (e não espero) porém que o campeonato se vá decidir pelas arbitragens, acho que as equipas só se podem queixar de si próprias e dos pontos que perderam de forma inusitada.

Será o fim de mais um ciclo brilhante, que das cinzas pelo menos nasça algo de grandioso e que o Porto traga a Taça Uefa novamente para casa.

5 comentários:

  1. Excelente artigo!

    Nós portistas, ao contrário de grande parte dos adversários, temos também uma outra grande virtude que é saber perder. Não inventamos justificações e motivos exteriores, se bem que eles até que existem.
    Sabemos reconhecer que não somos a melhor equipa e que a razão para neste momento estarmos arredados da luta tem que ver com a nossa incapacidade de ganhar jogos, devido a uma irregularidade exibicional e alguma falta de qualidade em campo.

    É por sabermos perder que aprendsemos com os erros e saimos sempre mais fortes.
    Relembro que, enquanto o Porto foi penta-campeão, nunca ganhou nada a nível internacional, sendo para isso necessário começar tudo do zero até ao topo. Só espero que pelo meio não existam 2 ou 3 anos de jejum.

    É mais um ciclo que se fecha.
    Já agora, quem gostaria o Bicho de ver treinar o Porto para o ano???

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não me importava de lá ver o Jesualdo outra vez.

    Foi ele que construiu esta equipa que não só foi tetra-campeã mas também tem feito grandes exibições na Europa.

    Ano após ano, a equipa do Porto é reconstruída devido às saídas do plantel, por vezes é rápida a adaptação, outras nem tanto e a saída do Lucho foi um golpe duro...

    ResponderEliminar
  3. Tenho que admitir que nunca fui um grande admirador do Jesualdo, não pelo seu passado "benfiquista" de que muitos estupidamente o acusam e não perdoam, mas apenas pelo facto de o achar um treinador com falta de garra. Vejo nele um calculismo demasiado defensivo e amedrontado que se reflecte na equipa, na hora de jogar (basta estar a ganhar por um que, a partir daí, prefere-se gerir o resultado e recuar na ambição, seja contra o Arsenal, ou contra o Belenenses). Vi o Porto jogar assim no Dragão como nunca o vi nas Antas. Para mim isto é um reflexo de uma falta de coragem e de capacidade de motivação, que me parece intrínseca no actual treinador.

    Futebol define-se pelos golos e estes acontecem, quando uma equipa assume a ofensiva. Nisto admiro o Jorge Jesus, com uma capacidade de constante motivação e ambição de marcar mais, esteja a ganhar por um, esteja a vencer 4.

    A mim parece-me que o tempo do Professor definitivamente esgotou-se...muito fez ele sem dúvida e reconheco-lhe todo o mérito das vitórias dos últimos 4 anos, mas penso ser hora de dar lugar a alguém mais novo e com "sangue na guelra".

    Ao contrário do que possa pensar, o Domingos também não me parece a escolha ideal...aparenta também ter uma vocação mais virada para o calculismo do resultado e menos para o espetáculo. Penso que o FCP deveria recorrer ao mercado estrangeiro... sempre gostei muito da escola de treinadores holandesa e estes sempre se deram bem com o nosso clube.

    Enfim! Tem muito que se lhe diga. A única coisa a meu ver que me parece quase certa é a saída do Jesualdo, esperemos que para outro cargo dentro da estrutura do clube.

    ResponderEliminar
  4. Bom artigo por ser uma excelente análise.
    Contudo, um pequeno reparo. O Porto com esta nova equipa equilibrou um pouco mais o sentido colectivo, já que no passado recente quem tivesse a bola tinha que a mandar para o Hulk. O Jesualdo é um bom treinador, faz parte dos consagrados de Portugal com mérito reconhecido na Europa. Penso que o prof ajudou o Porto a viver na senda das vitórias. Só que ninguem esperaria que JJ acabasse com a geometria do Quique e colocasse o Benfica a jogar não por impulsos mas amedrontando por mérito próprio os seus adversários. Há ainda muitos pontos em disputa e ninguém com esta vantagem é campeão antecipado.

    um abraço


    carlos

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos, em todo o caso o Jesualdo tem muito mérito e apresentou trabalho, tanto a táctica do "atira para o Hulk" como a do "passa para o Lucho" ou "passa para o Micael" são dele, teve o mérito de saber escolher os Jogadores.

    O Jesus também tem mérito, mas está no Benfica e só faz falta quem cá está.

    Perdemos este campeonato com jogos pequenos, os derbies são sempre uma incógnita, para o ano há mais !

    Com ou sem Jesualdo o Porto há-de chegar a "bom Porto".

    ResponderEliminar