segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

HOMENS QUE FIZERAM PORTUGAL - PARTE 0

Começo aqui uma nova crónica, inserida na etiqueta HISTÓRIA onde rasgo o tempo à procura de quem fez Portugal e quem o tornou naquilo que é.

Será uma crónica de muitos capítulos, é uma jornada muito trabalhosa mas no fim penso que vai valer a pena, espero que desfrutem a viagem.

HENRIQUE DE BORGONHA



Henrique de Borgonha aparece num contexto político de cruzada contra os Mouros, empreendida pela reconquista de Afonso VI que partindo da Astúrias se lançou em batalhas pela posse dos territórios muçulmanos da península.

Em busca de fortuna durante a guerra santa católica, os primos Henrique e Raimundo de Borgonha ficaram encarregues da reconquista dos territórios Galegos a norte e a sul do antigo Reino, facto esse que veio a garantir a não inclusão mais tarde, desses territórios no Reino de Castela, pois aos nobres e como recompensa pelos préstimos, foi entregue a administração dessas terras divididas entre os dois primos.

Aos dois foi também oferecida a mão em casamento das filhas de Afonso VI Urraca e Teresa as quais desposaram Raimundo e Henrique respectivamente.

Falecido Henrique, Envolveu-se D Teresa de amores pelo conde Galego Fernão Peres de Trava o que veio a ameaçar de união, a região Galega sob o jugo do falecido Henrique de Borgonha, denominado à altura de Condado Portucalense o qual certamente iría ser engolido pelo Reino de Leão no qual já se integravam as terras de Raimundo.

Sob esta ameaça, insurgíu-se a nobreza do condado à qual se veio a juntar Afonso Henriques, filho de D Henrique e D Teresa.

Afonso Henriques guerreou a mãe, vindo a derrotá-la em Guimarães em 1128 e encarcerando-a como resultado da contenda.

Com esta batalha, a Galiza vir-se-ía definitivamente a romper em duas partes, sendo que a parte sul da região, o condado Portucalense, viría a dar figura ao Reino de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário