
Foi aclamado Rei a 1154 por ser o sucessor natural de Afonso I, visto o seu irmão mais velho D. Henrique ter morrido ainda jovem.
Sancho I notabilizou-se pelo seu trabalho na organização do Reino, fixando núcleos populacionais e organizando-os em concelhos, repovoou lugares desertificados pela guerra, restaurou castelos, atraiu colonos estrangeiros e desenvolveu ordens militares.
Ficou conhecido por fundar as cidades da Guarda, Bragança, Covilhã, Gouveia e Viseu, povoando-as com gente provinda de outros Reinos, nomeadamente da Flandres.
Nesse tempo, seguiam ainda as lutas do Reino com Castela e Leão pelo facto da Santa Sé ainda não ter reconhecido oficialmente o Reino de Portugal carecendo por isso o país de legitimidade, embora D Afonso I, pai de D Sancho, fosse reconhecido como monarca pelo Rei de Castela.
De forma a estabelecer uma aliança que apoiasse o Reino nas suas guerras com os Reinos vizinhos, vem a casar D Sancho I com D Dulce de Aragão, agregando assim o apoio do Reino às suas forças visto Aragão ser enimigo de Castela.
D Sancho estabeleceu como capital do Reino a cidade de Coimbra e conquistou Alcacer em 1158 que viría a perder em 1161 e Silves em 1189 erguendo aí um castelo mas foi uma vitória efémera visto o castelo ter sido pouco depois tomado pelos Mouros em 1190.
Sem comentários:
Enviar um comentário