terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

HOMENS QUE FIZERAM PORTUGAL - PARTE I

AFONSO I - PARTE I : A CONQUISTA


Findas as guerras com a sua mãe e subsequente encarceramento da mesma, Afonso Henriques parte para a conquista do território dos Mouros a sul.

Os Templários ao seu serviço no Castelo de Soure, situado nos confins do Reino, defendiam e exploravam as terras da alta Estremadura; em 1135, mandou erguer o Castelo de Leiria como posto avançado o qual foi tomado pouco tempo depois pelos Mouros em 1137 tendo sofrido os cristãos uma pesada derrota em Tomar.

Como consequência, Afonso Henriques avançou e travou a primeira grande batalha contra os Mouros a 25 de Julho de 1139 a qual ficou conhecida por Batalha de Ourique, travada dizem, nas Chãs de Ourique a 2 Km do Cartaxo; nessa batalha, os cristãos inferiores em número e poder bélico , infligiram uma pesada derrota às tropas muçulmanas, tendo Afonso Henriques sido proclamado como Rei pelos seus, lançando assim as bases da conquista do território que viría a dar forma ao Reino de Portugal.

A 1143, Afonso VII de Castela reconhece o Reino de Portugal e Afonso Henriques como seu monarca, muito contribuíram para esse facto não só as campanhas militares contra as tropas Mouras como também o facto de O futuro Rei ter prestado vassalagem à Santa Sé.

Em 1147, é feito o assalto nocturno à praça de Santarém. Combinado com uma armada de cruzados Alemães, Flamengos, Ingleses e Franceses que tinha desembarcado no rio Douro veio Afonso Henriques a constituir uma força militar que cercou a cidade de Lisboa a qual capitulou em Outubro de 1147.

Em 1150, Afonso Henriques aliado a um chefe Mouro senhor de Silves e Mértola, travou em Ourique uma segunda batalha nos confins do Reino consolidando por aí o seu domínio.

Em 1158, Os Cristãos tomam Alcácer a qual viría a ser perdida em 1161.

E 1179, Finalmente a Santa Sé Reconhece Portugal como Reino pela mão do Papa Alexander III no dia 13 de Abril, sendo Afonso Henriques reconhecido como Afonso I de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário