terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

QUO VADIS PORTUGAL ?

Será que afinal a Terra é plana ?

Se sim, será que ainda estamos longe ?

Miguel Sousa Tavares teve o privilégio de receber o engº-mor-do-Reino como estrela do seu debutante programa de televisão na SIC onde teve o privilégio de "in loco" verificar se a teoria de Aristóteles sobre a curvilinearidade da Terra de facto correspondia à realidade, não só penso que caiu por terra a teoria do distinto filósofo como pressinto que não andarão muito distantes os confins do nosso planeta azul.

Uma nota positiva para o inequívoco apoio demonstrado pelo engenheiro à resolução da triste sina com que foi assolado o povo Madeirense, não só se disponibilizou para accionar o fundo de solidariedade Europeu, como também anunciou apoios para os comerciantes da baixa, apoio na reconstrução das infraestruturas e uma temporária pedra sobre o tema do endividamento do arquipélago que neste momento necessita de tudo e muito rapidamente.

Daqui para baixo, foi só seguir a corrente atlântica em direcção às fisgas que marcam o destino traçado do abismo.

No caso Figo-gate, o engenheiro referiu o "apoio livre e generoso" dado pelo futebolista à sua campanha, sendo que não teve meios para explicar a "coincidência" do apoio ter sido preclarado numa manhã, horas antes da assinatura de um contrato de verbas surrealistas para quem se propõe fazer um vídeo de poucos minutos ! Será caso para dizer, não fosse receber apenas "metade da mercadoria" pagar é só no fim...

No caso TVI-gate, o engenheiro demarcou-se da intenção de Armando Vara de "limpar o gajo" referindo-se a Moniz quando era director de informação da TVI, demarcou-se também das declarações do seu delfim, Rui Pedro Soares quando o mesmo disse "o Sócrates quer que seja a PT a comprar a TVI". Nestes dias em que quando o telefone toca há sempre dois que atendem, tentou o engº fazer passar por tolos os escutados, retorquindo que "não sabia de nada" mesmo quando uma catrefada de escutas provam o oposto, mais sibilino ainda é o PGR e o STJ não terem encontrado indícios de crime nas mesmas !!!! Quereis ver que neste país 9.999.998 pessoas tiraram o curso de direito e tinha que calhar logo a estes dois que não tiraram, o ónus de decidir sobre a existência de indícios de crime nas mesmas ?
Ainda no mesmo ponto, foi explicada a meritocracia com que Rui Pedro Soares (RPS) foi integrado nos quadros da PT :

Pois é, a "PT seleccionou o RPS para director numa entrevista" !!!! Até aposto que foi assim, pediram alguém para paquete, o anúncio foi colocado no Jornal de Notícias, no dia da entrevista quando descobriram que o jovem prodígio tocava piano e falava Francês ficaram tão impressionados que o cargo de director não mais fugiu !

E esta heim !

Disse o engenheiro-mor-do-Reino, engenheiro-entre-os-engenheiros e engenheiro-por-todos-os-lados a seguinte frase basilar : "as democracias são os únicos regimes no mundo que preservam a vida privada".

Quem fala assim não é gago ! Para o Sr. engº só se pode escutar quando há indício de crime; claro que o facto de a maior empresa portuguesa que tem capital do estado tentar comprar a estação de televisão com maior audiência e ainda por cima que "não faz jornalismo mas faz política" não pode constituir indício de crime, crime era continuarem com o Jornal de 6ª com a Srª Moura Guedes isso é que era crime, sempre a dizer mal do sr. engº... Não há direito !

E depois veio a parte económica, a tal onde residia ainda uma réstia de esperança sobre a curvatura da Terra...

Fala de crise internacional, esquecendo-se que estava ela muito distante já nós éramos veteranos na nobre arte de viver em crise; claro que falar dos outros dá jeito, diz que vem lá de fora, que há quem esteja pior...

O que é certo é que reformar onde é preciso... nada ! As despezas sociais continuam a mergulhar o país num poço sem fundo e a criar uma classe de subsidio-dependentes; as empresas de cada vez são mais taxadas e menos competitivas, exportar vai se tornando uma miragem cada vez mais distante; fala em Keynes para justificar as obras encomendadas pelos amigos da maçonaria entre as quais 10 barragens para produzirem o alucinante aumento de 3% da capacidade energética do país, fala em Krugman, fala em conjuntura, mas não fala em soluções concretas para tirar Portugal da fossa, fala no PEC... Bom, o PEC ( Plano de Estabilidade e Crescimento ) é uma coisa que ainda ninguém sabe o que é, diz que é uma espécie de Plano Marshall que tem os planos da pólvora e que vai milagrosamente estender o braço quando o barco tiver meio na água meio no abismo como mostra o quadro acima...

O que é certo é que é segredo !

O que parece já não ser segredo meus amigos é estarmos todos fod...

Sem comentários:

Enviar um comentário