sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MADE IN PORTUGAL V


LICOR BEIRÃO - É uma coisa feita com eucalipto, o ouro verde, como uma vez lhe chamou o Álvaro Barreto ainda era ministro da agricultura.

Reza a história que foi inventado no sec. XIX por um tipo do Porto; faz sentido, é um vinho espirituoso se não fosse inventado por um frade ou por um Inglês tinha de ser um tipo do Porto...

Diz que era viajante e se enamorou por uma beldade da Lousã, filha de um farmacêutico, daí o beirão; como lá na farmácia do sogro se vendiam uns xaropes daqueles para pôr a malta a rir ( naquele tempo, as farmácias vendiam bebidas alcoólicas de recitas tradicionais com capacidades terapêuticas, sim claro, terapêuticas...) e o Portuense (se naquele tempo já existisse o FCPorto era Portista) lá inventou uma receita à moda dele que por sinal viria a ganhar um lugar na história.

Quando foi proibido às farmácias o fabrico de bebidas alcoólicas lá nasceu a fábrica, que entretanto mudou de mãos em 1940 devido à crise da segunda grande guerra, aí o Licor Beirão foi transformado numa marca de sucesso que perdura até aos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário