sábado, 20 de fevereiro de 2010

MADE IN PORTUGAL VI

AS CRÓNICAS DO PULIDO VALENTE - O Vasco Pulido Valente é nosso, é património de Portugal. Tem um pensamento muito avançado, um conhecimento político e histórico enorme, mais que cronista ou escritor, Pulido Valente é ensaísta, historiador; o que escreve é apetecível e sempre interessante e polémico.

Conheci-o n'O INDEPENDENTE teria eu os meus 15, 16 anos, comprava o jornal religiosamente às 6ªs feiras e começava sempre pela crónica.

Pulido Valente tem um ódio crónico pela mediocridade, mais ainda pela vulgaridade, é tão exigente que quando fizeram dele deputado ao fim de poucos meses abandonou a assembleia por achar pouco dignificante o trabalho que por lá se fazia.

Pulido Valente faz-me lembrar outro homem, Jorge de Sena, nascido e expulso de Portugal pelo Salazarismo, viveu no Brasil e morreu nos EUA, o grosso da sua obra são ensaios sobre a língua Portuguesa mas publicou dois volumes de um ensaio político sobre a sua vivência no Salazarismo, o "Reino da Estupidez" um conjunto de textos onde descarrega a mágoa de um homem que Portugal não mereceu, Sena foi ele próprio um protótipo para Pulido Valente, os contextos são diferentes mas a essência está ali.

Temo que Pulido Valente morra um dia como um desconhecido para muitos, goste-se ou não, ser mediocre ou vulgar nunca dignificou um povo, o Vasco Pulido Valente existe para ser "consumido" é uma pena se não for valorizado.

5 comentários:

  1. Sem dúvida que é homem de análise frontal realista talvez um homem avançado no tempo.
    O que lhe costumam atribuir como derrotista ao fim de um dois anos confirma-se a previsão!
    Sou leitor desde o 1º número do Jornal Público e não esqueço a última página do VPV.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno:
    Não percebo o funcionamento disto.
    Mas não posso (2ª tentativa) de vir felicitá-lo pelo seu magnífico blog e desejar-lhe o maior sucesso.
    Quanto a VPV já ambos o comentámos. Estivesse ele disposto... Mas não tem paciência para a mediocridade que grassa por aí.
    Um abraço.
    J. da Ega

    ResponderEliminar
  3. Também fui ontem, lá atrás, ao 31 Janeiro. Nada ficou registado. Em suma, lá deixei em acta o meu VIVA EL-REI!
    Mas isso V. já sabia.

    J. da Ega

    ResponderEliminar
  4. Amigo Ega, muito me honra com a sua visita.

    E um blogue seu meu caro ?

    Não me diga que a ex consciência do 31 da Armada e a actual consciência do Corta Fitas ainda não tem blogue ? Se não tem é uma pena, seria seguidor acérrimo !

    Caríssimo Fernando, é um prazer discutir algo consigo não relacionado com futebol, sou leitor assíduo do Pulido Valente, das crónicas e dos livros, já comprei o novíssimo "ir para o maneta" está em stand by a aguardar que acabe a minha corrente leitura.

    ResponderEliminar
  5. Caro Nuno:
    Blogs dão muito trabalho. Prefiro visitar o seu. Discutimos ideias na mesma. Veja lá se me arranja um nosso 1º em condições, se não isto vai tudo por água abaixo (sem querer fazer humor de péssimo gosto com os infelizes da Madeira)
    Boa noite
    J. da Ega.

    ResponderEliminar