sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

HOMENS QUE FIZERAM PORTUGAL - PARTE III

D. AFONSO II



Era conhecido pelo epíteto de O Gordo devido à doença de que padecia, uma variante da lepra, a qual no entanto não o impediu de reinar de forma original, terá sido o 1º Rei a centralizar o país em redor da sua capital, Coimbra à altura.

Esta aleivosia centralista veio a trazer agruras ao Rei :

- Primeiro com as irmãs e a Nobreza, a quem tinham sido legados os castelos de Montemor, Seia e Alenquer, castelos esses que acabaram confiscados e consequentemente foram exilados os nobres das suas terras e enclausuradas as irmãs do Rei em mosteiros.

- Depois com a Igreja, o Rei proibiu aos mosteiros e às ordens religiosas de adquirirem bens fundiários, retirando desse modo uma grande fatia do poder à classe.

Com todas estas afrontas acabou excomungado pela Santa Sé em 1212 como aliás já o tinha sido seu pai D Sancho e seu avô D Afonso I.

Foi em suma um Rei pouco interessado em empresas bélicas, mais dedicado à administração do reino, embora no seu reinado tenha sido reconquistada Alcácer por direcção do Alto Clero em 1217, cidade perdida em 1161 pelo seu pai D Sancho.

Morre o Rei a 1223 deixando um país com fronteiras claramente definidas e finalmente organizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário