
Foi em 1139, depois de ter derrotado a sua mãe, que Afonso Henriques travou a sua primeira grande batalha contra os "Mouros" era ainda condado Portucalense o que em 1143 viria a ser reconhecido pelo Rei de Castela, Afonso VII, como Reino de Portugal, oficializado em Zamora.
"Foi aqui" (como diria o Prof. Hermano Saraiva) em Ourique, que os cavaleiros do templo investiram contra o "infiel" iluminados por Santiago, o padroeiro "matamouros" das forças Lusitanas que mesmo em inferioridade numérica derrotaram as poderosas tropas de Yasin maiores em número e armamento.
Amanhã será a Batalha de Ourique de todos nós; mesmo sendo contra o nobre povo do Minho e da sua Bracara Augusta, começará aí verdadeiramente a epopeia da conquista do grande troféu aos Sarracenos que culminará no "Cerco de Lisboa" de 1147, no nosso calendário à 29ª Jornada aos 2 dias do mês de Maio de Nossa Senhora do ano de 2010, nesse tempo será feita a crónica do embate final.
Fez o ultimato o Cavaleiro do Reino Nuno do Espírito Santo, coube ao ancião general tocar a rebate para reunir as tropas no chamamento à épica batalha; que novamente o espírito de Santiago esteja convosco nobre exército e que nesta nova cruzada sejamos abençoados com mais uma vitória.
Rezam as crónicas que vencemos desde 1893, como vêm mentem as crónicas; vence este nobre povo desde 1139 e o frio do aço da espada dos cavaleiros da ordem do Dragão mais uma vez irá trespassar o ventre da inglória do infiel, porque como é dito pelo grande guardião SOMOS PORTO E VAMOS GANHAR !
Grande Nuno, vamos a eles carago !!!!!!!!!
ResponderEliminarAinda bem que somos PORTO (cidade) e pela 1ª. vez acho que a principal equipa da cidade vai ganhar. Caso contrário, passa a ser obrigatório ler:ÓH BRAGUINHA O QUE È DEMAIS È EXAGERO NÃO?
ResponderEliminarParabéns pelo Nitrato
Bem vindo amigo, é sempre um prazer contar com o seu bitaite.
ResponderEliminarGrande Mani, viu como eles caíram ?