quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PARA VER E REFLECTIR...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Desta vez sem erros de ortografia:

    Caro Bicho, vi o Vídeo que colocaste com alguma atenção...

    Ponto prévio, eu gosto da ideologia Comunista, contudo reconheço que esta tem imensos defeitos, pois o Poder rompe muito facilmente quem comanda nos Países ditos Comunistas.

    O Comunismo da "Velha Guarda", como eu gosto de lhe chamar, cultiva a força e a violência para impor os seus ideais de igualdade. È um facto e foi assim com Mao, Estaline, Tito, Fidel e agora com Chavez.

    Mas os que se opõem a este regime acabam por ser tão radicais como estes Comunistas da "Velha Guarda". E este vídeo é o exemplo disto mesmo.

    Che matou muita gente, mas libertou um País que vivia oprimido por um Ditador Sangrento de nome Baptista que tinha todo o apoio dos Estados Unidos.

    São conhecidas as intervenções violentas dos EUA num Chile que caminhava a passos largos para um Regime Comunista e também foi do conhecimento publico o apoio que os Americanos prestaram a Pinochet e se formos a ver há quem considere os Americanos como o simbolo da Liberdade.

    Infelizmente não existe um meio termo neste Mundo louco em que vivemos... Mais uma vez este vídeo que colocaste é um exemplo disto mesmo.

    Gosto de Che e vou continuar a gostar de Che, não aprecio Mao, admiro Lenine, reprovo Tito apesar de este feito algumas coisas boas. Mas não me revejo em tudo o que estes fizeram e muito menos em tudo o que o Comunismo diz e pensa.

    Espero que me tenhas entendido. Não é facil explicar um sentimento que o Mundo não partilha ou não quer partilhar e entender.

    Um forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo.

    O teu "esquerdismo" é um privilégio que os "ocidentais" sempre tiveram na sua intelectualidade; essa liberdade foi sonegada durante quase um século a uma enorme fatia da população mundial escondida por detrás de uma cortina de ferro.

    Eu não demonizo o comunismo como ideologia, compreendo que numa vertente mais poética da coisa até consiga agregar uma fatia da população em busca de uma sociedade mais justa.

    O meu problema provavelmente foi ler Sakharov, Medvedev e particularmente Solzhenitsyn, os primeiros foram cientistas aliás Sakharov até foi o eminente cientista Soviético que inventou a bomba H e o terceiro um escritor e dramaturgo que foi encarcerado 11 anos nas minas de Kolima no arquipélago de Gulag, aliás o seu livro tem como título o nome do arquipélago e são mais de 1.500 páginas de terror puro e duro num estilo talvez ainda pior que Auschwitz !!!

    É impossível ler aquilo e não ganhar um ódio profundo a Estaline, durante dezenas de anos mataram milhões de pessoas nas minas geladas apenas meu caro por terem uma opinião diferente, direito esse que aliás exerço com o maior prazer enquanto dialogo contigo.

    A exploração da imagem de Che como um salvador é muito falaciosa, é verdade que o Sargento Baptista era um corrupto e tinha Cuba arrendada à máfia que a transformou num playground de casinos e prostitutas para os turistas americanos.

    Castro não tinha o direito de salvar Cuba para a mergulhar noutro inferno, aquele povo vive pobre e policiado, nunca teve o direito à democracia e só recentemente conseguiu comunicar com parentes que tinham fugido para Miami há mais de 30 anos !!!!!

    Eu não gosto do totalitarismo e o totalitarismo soviético muito pouco tinha a ver com Karl Marx, aliás o próprio Lenine chacinou a família Real Russa na revolução dos Bolcheviques de 1917...

    Sei que és uma pessoa de bem Blue mas olha que estes tipos não te merecem...

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, só uma coisa.

    Eu não sou pró americanista, aliás esses dois juntos dividiram o mundo como se fosse um gigantesco bolo, a maneira como armaram grupos terroristas e como inundaram de propaganda falsa o terceiro mundo foi covarde e ainda hoje morre gente por causa disso !

    Eu não distingo muito o NKVD do maldito Béria da CIA e do maldito FBI do J Hedgar Hoover, a grande diferença é que uns faziam abertamente outros pela calada !

    ResponderEliminar
  5. Penso que a verdadeira questão que o vídeo apresenta tem que ver com a diferença de critérios de avaliação e julgamento, quando comparamos um assassino de massas (ou mesmo um simples assassino) de extrema direita nazi, fascista ou militar com um outro de extrema esquerda. O primeiro é o demónio em pessoa, com toda a razão, enquanto o segundo, por razões estranhas, permanece muito acima da categoria de diabo. Em último caso chega a ser idolatrado, como o Che.
    Dentro da linha de raciocínio do The Blue One já é visivel esta incompreensível distinção. Enquanto déspotas, ditadores, imperealistas / capitalistas e todos os radicais de direita são assassinos e abomináveis, todos os outros exemplos de Comunismo já são catalogados por diferentes patamares:
    "Gosto de Che e vou continuar a gostar de Che, não aprecio Mao, admiro Lenine, reprovo Tito apesar de este feito algumas coisas boas".

    Pergunto-me, não são todos eles simples seres malignos, sejam de que ideologia fôr? Em última análise, podemos afirmar com segurança que a ideologia comunista matou muitos mais milhões de seres humanos do que todas as outras ideologias de direita juntas. Se vamos justificar as acções dos líderes comunistas podemos chegar ao cúmulo de afirmar que Hilter, apesar de ter causado a morte a milhões, conseguiu tirar a Alemanha do pós-1ª. Guerra da fome e da miséria, salvando muitas populações da morte e doença.

    A meu ver, não deve haver meio termo no julgamento destes criminosos. Se, como se afirma, não existe um meio termo na história das civilizações políticas, deveremos, ao menos, procurar essa harmonia e equilíbrio no nosso sentido crítico individual.

    Não discuto as ideologias de cada um, mas apenas levanto a questão da nossa avaliação crítica. Esta acaba por ser indubitavelmente influenciada pelos media e toda uma cultura de esquerda chique, tal como o vídeo o demonstra.

    Parabéns pelo post - trata-se de um tema que vale a pena ser reflectido.

    ResponderEliminar
  6. Caro Bicho,antes de mais deixa-me agradecer-te por teres dado inicio a este tipo de debates que são semelhantes aos que eu tinha com uma grande amiga minha na Cantina da minha Faculdade. Acredita que eram as melhores horas da minha semana de Estudante.

    Posto isto, passemos ao teu commentário e do nosso amigo lencasrod:

    Naturalmente que eu discordo por completo com a Censura, Violência e Violação dos Direitos Humanos da União Soviética de Estaline, da Cuba de Castro, da China Vermelha de Mao e da Jugoslavia "estranha" de Tito.

    Isto porque todos eles tiveram em comum o facto de o Poder ter corrompido aquilo que se propunham defender e que eram os ideais do Comunismo.

    Agora não posso deixar de admirar e de me indentificar com as ideías de Che e de Lenine. Isto independentemente do mal que estes fizeram ás populaçôes que não conheceram e ainda não conhecem o verdadeiro significado da Liberdade.

    Este vídeo é um grito de revolta de alguém que não alinhou com os Radicais de Esquerda, mas que ao critica-los está a ser tão Radicais como eles. Esta de comparar uma camisola do Che com um símbolo Nazi é o exemplo vivo disto mesmo.

    O que falta ao Mundo é Moderação, e não o radicalismo que tanto marca as nossas ideologias. Ou melhor que marca quem as apoia e quem está contra elas. Penso que é isto que este Vídeo mostra.

    Uma nota final: Bicho, Lenine mancou assasinar a Famíla Real por Vingança, pois anos antes o Czar tinha mandado matar o irmão de Lenine por Traição. Entenda-se por Traição, pensar de forma diferente e achar que a Monarquia estava ultrapassada.

    Naturalmente que nada disto justificou o que Lenine fez, mas ajuda a perceber as coisas.

    Grande abraço para ambos.

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo.

    Demonizar Hitler é tão lógico como demonizar Estaline ou Mao ou Pol Pot ou Ho Chi Minh ou até numa menor escala Hoxha na Albânia e Castro em Cuba.

    Estes e muitos mais têm vários denominadores comuns cheios de tiques Estalinistas, são ou foram totalitários, tiranos, assassinos, fizeram presos políticos, privilegiavam superclasses Kafkianas ao estilo da nomenklatura Soviética tão criticada por Trotsky, basta ler o 1984 do Orwell ou o triunfo dos porcos do mesmo autor que tanto gostam de citar os "futeboleiros" para compreender como funcionavam estes regimes. Quem não alinhava era "reeducado" e para isso existiam as minas na Sibéria ou como mostra o vídeo a famosa prisão de La Cabana da qual Che era o responsável máximo onde assassinou centenas ou milhares (nunca se saberá) de dissidentes com julgamentos sumários.

    Claro que aquela imagem hollywodesca de Che - o combatente poético pela liberdade não se coaduna nem vende tão bem como a de Che - O carniceiro de La Cabana, é tudo uma questão de marketing e marketing é dinheiro !

    Ironia das ironias é realmente ver Che transformado num ícone da Pop-Art com a sua cara estampada em tudo o que é produto, mais grave ainda é ver Mao com aplicação comercial semelhante...

    O fim dos anos 60 na Europa e as suas lutas estudantis e operárias que viriam a culminar com o fim de várias ditaduras no continente foram engolidas pela máquina de propaganda soviética como sendo suas o que levou à criação do mito comunista na cabeça de muitos intelectuais.

    Recomendo-te vivamente o livro da Zita Seabra, numa linguagem simples ele descreve bem a feira de ilusões e o contexto temporal em que o comunismo foi vendido aos Portugueses.

    Abraço

    ResponderEliminar